A tecnologia da casa inteligente está mudando o foco para o uso racional da energia elétrica. Antes, casa inteligente era a que acendia a luz para fingir que tinha gente em casa; agora é a que apaga para economizar.
http://tinyurl.com/6fyk8g. Um chip está sendo desenvolvido para ser colocado nos equipamentos que mais consomem energia para que eles identifiquem que a rede elétrica está saturada e alertem ou se auto desliguem. O secador de cabelo pode avisar que não é uma boa hora para secar o cabelo. Um sistema ainda mais sofisticado está sendo implementado num bairro teste nos EUA, http://tinyurl.com/5pnshw, todos os equipamentos recebem o custo da energia elétrica naquele momento e um sistema inteligente gerencia para que o consumo seja com o menor custo possível. Nesse cenário a empresa de energia vai poder dar um bônus para os usuários que ajudam a economizar.
A geladeira é a estrela da casa e está cada vez mais inteligente. Esperamos que ela faça a lista de compras e até mesmo que faça as compras pela internet. Para sua geladeira saber o que você colocou nela uma etiqueta com RFID tem estar afixada em cada produto. http://pt.wikipedia.org/wiki/RFID. Imaginou uma etiqueta eletrônica em cada azeitona? A geladeira terá também um nariz que dirá se há algo estragado http://tinyurl.com/5aqfvb, mas tem que avisar a ela que aquele queijo francês é fedorento mesmo. Uma câmera conectada à internet vai mostrar finalmente quem está mexendo no seu queijo! http://www001.upp.so-net.ne.jp/gardens/.
Vai chegar a hora em que, quando a pesquisadora do IBOPE bater à sua porta. ela não vai querer falar com você. Vai querer entrevistar a sua geladeira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário